Anoma, liderada pela artista indiana Ruchika Grover, é um estúdio de design de produto que explora o potencial da pedra natural. Suas superfícies, esculturas e instalações são criadas através de um processo único, que combina fabricação digital e mão de obra tradicional.
Grover geralmente começa ilustrando conceitos no papel. Ela é continuamente inspirada por formas e texturas naturais que se manifestam fortemente no trabalho de Anoma. Por exemplo, a coleção de superfícies Foliage do estúdio destaca os padrões de veios geralmente negligenciados nas folhas. Durante sua conceituação, seis espécies de plantas foram selecionadas - Bodhi, Maple, Monstera, Vidoeiro, olmo e lírio - e amostras de suas folhas foram mapeadas tridimensionalmente no estúdio. Em seguida, informado por extensivos estudos botânicos, Grover interpretou as redes de veias naturais em padrões sutis, dimensionando-as de forma considerável para colocá-las em foco.
Uma vez que o desenho bidimensional toma forma, o processo se move para a modelagem assistida por computador, onde medições precisas são determinadas e detalhes intrincados são adicionados; linhas são extrudadas e concedidas alturas e profundidades, enquanto as bordas são chanfradas. Em seguida, vários protótipos são desenvolvidos ao longo de um período de quatro a seis meses; uma variedade de padrões (tamanhos e tamanhos variados), materiais (calcário, granito e mármore, etc.) e ferramentas são empregadas em um esforço para avaliar o que funciona melhor. Isso envolve dimensões sendo traduzidas em diretivas de fabricação e sendo alimentadas em uma fresadora CNC (Computer Numerical Controlled).
Depois que a pedra base é posicionada e fixada na máquina CNC, uma ferramenta cilíndrica rotativa executa operações de corte e perfuração de acordo com as diretivas que são alimentadas. A ferramenta de corte, diamante ou com ponta de metal duro, pode se mover ao longo de múltiplos eixos, enquanto a pedra base também é frequentemente movida através da cama de moagem em direções diferentes. O processo de fresagem gera muito calor. A água reciclada é, então, circulada para regular a temperatura da ferramenta de corte e da pedra base. Isso ajuda a evitar o desgaste rápido da ferramenta e a expansão térmica indesejada da pedra.
O processo, no entanto, não termina aí: as superfícies são finalizadas à mão. Artesãos habilidosos esculpem texturas intrincadas na pedra usando uma variedade de técnicas - lascando, lixando e jateando. Este último passo ajuda a adicionar um toque humano a um produto predominantemente fabricado digitalmente.
A maioria dos produtos da Anoma pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos. Suas superfícies estão disponíveis em painéis modulares medindo 24"x 24" (60cm x 60cm) e 24"x 48" (60cm x 120cm) em três opções mínimas de material - Granito Cinza Grafite, Calcário Crèma e Mármore Branco Pristine. Os padrões, no entanto, são personalizáveis e podem ser interpretados de acordo com os requisitos específicos do projeto: o estúdio trabalha com arquitetos e designers para criar instalações personalizadas em uma variedade de escalas e tipologias.
Dê uma olhada no processo de fabricação no vídeo abaixo.